sábado, 29 de setembro de 2012
Algumas notas sobre o livro Desafio da Liderança de Koutzes & Posner
O Desafio da Liderança (edição portuguesa de 2009) de Koutzes & Posner continua a ser um livro fundamental na perceção do conceito de liderança. Aqui ficam algumas notas para "aguçar" o engenho.
(p.13)
O Desafio da Liderança…fala das estratégias que os líderes usam para transformar valores em ações, visões em realidades, obstáculos em inovações, separatismo em solidariedade e riscos em recompensas.
…A abundância de desafios não é o problema. É a forma como respondemos aos desafios que conta. Com as respostas que damos aos desafios, podemos agravar seriamente ou melhorar substancialmente o mundo em que vivemos e trabalhamos.
(p.14)
…Restaurar a esperança e criar uma sensação mais profunda de sentido para a vida.
…O que descobrimos, e voltámos a descobrir, foi que a liderança não se reduz a uns quantos homens e mulheres carismáticos.
…Quando o líder em todos nós é libertado, surgem feitos extraordinários.
(p.18)
O primeiro sítio onde se deve procurar um líder é dentro de nós próprios.
(p.19)
O domínio dos líderes é o futuro. O legado único do líder é a criação de instituições reconhecidas que perdurem no tempo.
Precisamos de mais líderes exemplares e precisamos deles mais agora do que nunca. Há tanto trabalho extraordinário que precisa de ser feito. Precisamos de líderes que nos unam e nos despertem.
(p.36)
A liderança não tem a ver com personalidade, tem a ver com o comportamento.
…Os líderes exemplares sabem que se querem conseguir empenho e alcançar os padrões mais elevados, têm de mostrar o comportamento que esperam dos outros. Os líderes mostram o caminho.
(p.37)
Para mostrarem o comportamento que esperam dos outros, os líderes têm, antes de mais, de apresentar inequivocamente os princípios orientadores. Têm de clarificar valores.
…Os líderes têm de se erguer por aquilo em que acreditam, por isso é melhor que tenham alguma coisa em que acreditar. Mas os valores do líder não são os únicos que importam. Os líderes não se representam a si próprios. Falam e agem em nome de algo maior, de uma organização maior.
…Os atos dos líderes são muito mais importantes do que aquilo que dizem quando é preciso determinar a seriedade de um líder em relação àquilo que diz.
…Os líderes exemplares são os primeiros a cumprir.
(p.38)
Mostrar o caminho implica conquistar o direito e o respeito para liderar através de envolvimento e ação diretos. As pessoas seguem primeiro a pessoa e só depois o plano.
…Todas as organizações, todos os movimentos sociais começam com um sonho. O sonho ou a visão é a força que cria o futuro. Os líderes inspiram uma visão conjunta.
(p.39)
A imagem nítida do futuro puxa-os para a frente.
…Os líderes não podem ordenar o compromisso, só inspirar esse compromisso.
…Os líderes têm de atrair os outros para a visão comum.
…As pessoas têm de acreditar que os líderes compreendem as suas necessidades e que têm noção dos seus interesses. A liderança é um diálogo, não um monólogo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Serra da Leba
A sombra das luzes
Sem comentários:
Enviar um comentário