sábado, 8 de fevereiro de 2014
Nexialismo
O autor de ficção científica, Van Vogt, criou para um dos seus livros, Voyages of the Space Beagle (1939, 1963), um novo conceito aplicado às pessoas, o nexialismo.
Mas o que é ser um nexialista?
Ser nexialista é ter capacidade para combinar, de forma equilibrada, o conhecimento de determinado campo com os conhecimentos de outros campos diferentes. Não significa ser um generalista, muito menos um especialista, mas sim ser um estabelecedor de nexos, sentido, entre diferentes e exigentes campos de conhecimento. Na Medicina convencional existe uma especialidade, a Medicina Interna, que preenche estes requisitos.
Aplicando o conceito à liderança, o líder nexialista é aquele que sabe o que, realmente, é importante e que está sempre em busca de mais conhecimento. Partindo da máxima socrática “só sei, que nada sei”, o líder eficaz é alguém que espera e formula a melhor pergunta, canaliza as decisões para aqueles que têm maior conhecimento sobre determinado assunto, burila boas soluções, é obcecado pela atualização, encoraja a improvisação e está profundamente consciente da sua ignorância pessoal (Bennis, 2001, p.110).
Que bom seria que este post fosse lido por todos os líderes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Serra da Leba
A sombra das luzes
Sem comentários:
Enviar um comentário